O Diplomata e Escritor António Feijó, faleceu faz hoje 100 anos

 

 

António FeijóANTÓNIO Joaquim de Castro FEIJÓ, Diplomata e Escritornasceu em Ponte de Lima, a 01-06-1859, e faleceu em Upsala (Suécia), a 20-06-1917. Formou-se em Direito em Coimbra, tendo exercido a Advocacia por um breve período de tempo e seguindo depois a carreira Diplomática.

Foi Cônsul no Brasil (1886) e, até à data da sua morte, Ministro de Portugal na Suécia , onde veio também a casar.  Com uma jovem suéca, Mercedes Lewin, cuja morte prematura influenciaria uma certa temática fúnebre e patente na sua obra.

Poeta ligado ao parnasianismo, é considerado o representante português, por excelência, deste movimento estético. Destacou-se pela sua destreza formal, recorrendo aos mais variados tipos de verso, e por um certo exotismo, patente, por exemplo, na adaptação de poemas chineses em Cancioneiro Chinês (1890).  Os seus temas estão frequentemente ligados a um certo desencanto, a um sentimento de decadência e mágoa (também devido ao afastamento de Portugal), e ainda de pessimismo. Ao tema recorrente da morte associa um ideal de beleza fria e mórbida. O seu estilo contido e requintado, reflectindo, apesar da sua temática obsessiva, um distanciamento aristocrático, coloca-o num lugar singular da poesia do seu tempo.

Estreou-se com »Transfigurações« (1882), publicando ainda »Líricas e Opulentas« (1884), »À Janela do Ocidente« (1885), , »Ilha dos Amores« (1897), e »Bailatas« (1907). Postumamente, foram editados »Sol de Inverno« (1922), »Novas Bailatas« (1926), »Sol de Inverno Seguido de Vinte Poesias Inéditas« (1981). Saíram, em 1940, as »Poesias Completas de António Feijó«.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Amadora; Lisboa; Matosinhos (Freguesia do Lavra); Odivelas (Freguesias de Famões e Odivelas); Ponte de Lima; Seixal (Freguesias da Amora e Corroios); Sesimbra; Sintra (Freguesias de Algueirão-Mem Martins, Massamá e Rio de Mouro); Viana do Castelo; Vila Franca de Xira (Freguesia da Póvoa de Santa Iria).

Fonte: “Dicionário Cronológico de Autores Portugueses”, (Vol. II, Publicações Europa América, Organizado pelo Instituto Português do Livro e da Leitura, Coordeando por Eugénio Lisboa, 1990, Pág. 421)

Fonte. “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira” (Volume 11, Pág. 29 e 30)

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 205 e 206).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: