“Os Centenários”

No dia em que Luís Piçarra, se fosse vivo, faria 100 anos de vida, deixamos aqui esta pequena homenagem.

 

 

Luís PiçarraLUÍS Raúl Janeiro Barbosa PIÇARRA Valderazo y Ribadanayra, Cantor Lírico, nasceu em Moura, a 23-06-1917, e faleceu em Lisboa, a 22-09-1999. Foi um dos mais destacados Cantores Portugueses entre as décadas de 1940 a 1960, tendo desenvolvido uma carreira internacional.

Descendente de uma família de Músicos Amadores, começou a cantar ainda criança em festas particulares e no Coro da Igreja de Moura.

Fixou-se em Lisboa para prosseguir os Estudos Liceais, frequentando, enquanto aluno interno a Nova Escola Progredior, na qual teve aulas de Piano.

Nesse período, apresentou-se em festas, serenatas e  espectáculos amadores em Associações Recreativas e integrou o Grupo Coros da Ópera. Em sequência de uma apresentação, conheceu o Cantor Fernando de Almeida, que viria a ser o seu primeior Professor de Canto.

Prosseguiu os seus estudos de Canto com Hermínia Alagarim, participou em cursos orientados por Tito Schiappa e foi fundador do Grupo Cénico da Casa do Alentejo, tendo também pertencido a vários Coros (Orfeão da Casa do Algarve; Coral do Rádio Clube Português; Coral Duarte Lobo) e ao Grupo Cénico do Clube da Estefânia.

Na década de 1930 iniciou as suas apresentações na Rádio, acompanhado por Nóbrega e Sousa (que apresentava canções suas e de outros Compositores).

 

Aprendeu as primeiras letras na sua terra natal e fez os estudos primários, em Lausanne, na Suíça, onde viveu com o seu tio o poeta Doutor Bento Caeiro. Estudou Direito, Letras e Belas artes, mas não terminou nenhum, preferindo enveredar pelo canto lírico.

A sua estreia profissional deu-se em 1941, em Lisboa, na interpretação do “Rigolleto”, de Verdi e de “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini, depois de ter sido aconselhado pelo Maestro Italiano Alfredo Podovani e de ter estudado canto com Hermínia Alagrim, vedeta do Teatro de Milão. Criador do célebre “Coimbra”, que interpretou pela primeira vez no Rio de Janeiro, internacionalizou este tema com o título francês de “Avril au Portugal”. Em Fança, ao lado da Actriz franco-portuguesa, Irena Cruz, actuou durante doze anos na opereta “Colorado”.

Participou em várias operetas e revistas: A Lenda dos Sete Cravos, no Teatro da Trindade e Coliseu dos Recreios de Lisboa, em 1942; Belezas de Hortaliça, no TAV, em 1942; A Cova da Moura, no TAV, em 1943; De Fora dos Eixos, no TAV, em 1943; A Feira, no TAV, em 1943; O Jogo do Diabo, no TAV, em 1944; Zé do Telhado, no TAV, em 1944; João Ratão, no TAV, em 1953; Maria da Fonte, no TM, em 1953, entre outras.

A partir da década de 1960 desenvolveu carreira também na Televisão, tendo gravado diversos programas para a NBC e para a RTP, e fez parte do Conjunto Artístico Metropolitano, com o qual actuou nos então territórios portugueses em África.

Em 1966 fixou-se em Angola, onde sofreu um acidente que o levou à progressiva deterioração do seu estado de saúde e à posterior interrupção da sua carreira.

Ainda em Angola, desempenhou o cargo de Professor no Centro de Preparação de Artistas de Rádio, organismo posteriormente integrado na Emissora Oficial de Angola, entre 1970-1974.

Regressou definitivamente a Portugal em 1975, onde passou a actuar esporadicamente.

Foi condecorado pelo Presidente Francês, General de Gaulle, com o Colar e a Roseta da Legião de Honra dos Franceses.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada; Lisboa (Freguesia do Lumiar, Edital de 15-12-2003); Moura; Oeiras (Freguesia de Paço de Arcos).

Fonte: “Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX” (Direcção de Salwa Castelo-Branco, 3º Volume, L-P, Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1ª Edição, Janeiro de 2010, Pág. 1002 E 1003)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: