João Rocha, um dos mais importantes Presidentes do Sporting, se fosse vivo, faria hoje, 87 anos de idade

 

João RochaJOÃO António dos Anjos ROCHA, Dirigente Desportivo e Empresário, nasceu em Setúbal, a 09-07-1930, e faleceu em Lisboa, a 08-03-2013. Empresário na área da construção civil.

João Rocha, encabeçou a direcção de Alvalade entre 1973 e 1986. Neste período, a equipa profissional de futebol conquistou três campeonatos, três Taças de Portugal e uma Supertaça.

Foi também neste período da presidência de João Rocha que a equipa obteve o melhor resultado na então Taça dos Campeões Europeus, atingindo os quartos-de-final.

Surge assim a Sociedade de Construções e Planeamento, o primeiro projecto de Clube-Empresa em Portugal, idealizado por João Rocha e aprovado pelos sócios do Sporting em Novembro de 1973.

Em Março de 1974, o Governo autoriza a Sociedade e a emissão de 2,5 milhões de acções de valor nominal de 100 escudos cada. Porém a revolução de Abril deitaria por terra este projecto, mas não o entusiasmo de um Presidente que se entregou totalmente ao Clube durante os 13 anos que desempenhou funções, naquele que foi o mais longo mandato da história do.

Apesar do Sporting ser um Clube de elites e que há muitos anos era dirigido por pessoas ligadas ao regime politico que governava Portugal, João Rocha conseguiu que o Sporting passasse com relativa tranquilidade pelo conturbado período que se seguiu à revolução de 25 de Abril de 1974, aproveitando bem o estado de graça em que vivia, depois de uma temporada em que o futebol do Sporting ganhou o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, e chegou às meias-finais da Taça das Taças.

João Rocha foi sempre um Presidente presente e muito próximo dos atletas, dedicando-se especialmente ao futebol, onde ganhou três Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça, mas não esquecendo as outras modalidades, que muito dinamizou, contribuindo para um dos períodos mais ricos do Clube em termos de conquistas, que atingiram os impressionantes números totais de mais de 1200 títulos nacionais, 52 Taças de Portugal, 8 Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato, uma Taça dos Campeões Europeus de Hóquei em Patins, modalidade na qual o Clube também ganhou durante a sua gerência, mais duas Taças das Taças e uma Taça CERS.

Fonte: “Wiki Sporting – a Enciclopédia do Sporting Clube de Portugal”

Fonte: “Jornal Público”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: