“Gravadores de Selos Postais Portugueses”

cavalo-dos-ctt-antigoJOSÉ ROSA, Gravador, nasceu em Porto de Mós, a 13-03-1920, e faleceu em Lisboa. Era filho de Manuel Rosa e de Maria de Jesus Rosa. Na Escola Industrial António Arroio, de Lisboa, concluiu o Curso de habilitação às Escolas de Belas Artes, mas antes mesmo de o terminar ingressou na Casa da Moeda, como Praticante de Gravura, em 01 de Setembro de 1937, e aqui começou a receber lições dos Gravadores Gustavo Araújo e Norte de Almeida.

Conservando embora a categoria de Praticante, foi utilizado nos trabalhos de gravação da quase totalidade das moedas e medalhas cunhadas na Casa da Moeda depois de 1940. Gravou também os cunhos do selo fiscal de especialidades farmacêuticas para as Colónias, do selo das letras de câmbio do Continente e das Colónias, etc. Os sucessivos aumentos de salário, que lhe foram sendo concedidos desde a sua admissão, atestam o apreço em que a direcção da Casa da Moeda tem a aptidão deste funcionário.

Em 1947 fez parte do grupo de pessoal do mesmo estabelecimento que visitou a Fábrica de la Moneda y Timbre, de Madrid, e aí estagiou dois meses na Secção de Gravura em talhe-doce.

Fora das suas ocupações oficiais muitos trabalhos executou para a indústria particular, tais como sinetes heráldicos, medalhas desportivas e em especial a gravação de objectos de prata para a Joalharia do Carmo, em Lisboa.

Em colaboração com o seu colega Américo Carvalho, gravou uma magnífica baixela em prata, com 55 peças, para o Senhor Marquês da Graciosa.

Em selos postais trabalhou para as emissões seguintes:

Emissão de 1948-1949 – Moçambique, motivos indígenas (dosdez cunhpos para os vinte valores da série, é do seu buril o da taxa de $50 e $30 (Pico do Gogôço, Serra da Gorungosa);

Emissão de 1949 – Angola, motivos indígenas (dos sete cunhos, um para cada valor, são deste Gravador os das taxas de $20 (Rio Chiunbe – Quedas do Dala) e 15 Angolares (Rio Cubal).

Fonte: “Velhos Papéis do Correio”, (de Godofredo Ferreira, Editado pelos CTT, Edição de 1949)

(Publicado a 11 de Julho de 2017)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: