A Actriz Fernanda Coimbra, “a sogra do Duarte, na série da RTP, Duarte & Companhia”, aqui recordada no dia em que passam 114 anos sobre o seu nascimento.

 

Fernanda CoimbraFERNANDA Lavrador COIMBRA, Actriz, natural de Lisboa, nasceu a 14-07-1903 e faleceu a 11-10-1991. Cursou o Conservatório Nacional de Lisboa aré 1921, na Escola de Música, tendo dado vários concertos com o seu Professor Sousa Coutinho, “Chico Redondo”. Cursou, durante 4 anos, aulas de violino e piano, tendo sido notada num concerto que aquele Professor deu.

Foi, depois, convidada por Eduardo Raposo, estreando-se profissionalmente no dia 21 de Maio de 1923, no Teatro do Entroncamento.

As principais produções teatrais onde participou, foram: Solar dos Barrigas; Rosas da Virgem; A Sogra de Meu Marido; A Viúva Alegre; mercado de Donzelas; Eva; Gaviões; Moça de Campanúluas; Mouraria e Gaviões.

Representou numa grande variedade de palcos do Brasil, África; Madeira: como sejam o Teatro Carlos Alberto; o Teatro Sá da Bandeira e o Teatro Águia de Ouro, do Porto; Palácio Foz, Apolo, Varoedades, Avenida, Coliseu dos Recreios e Teatro Maria Vitória, em Lisboa.

Participou nos filmes: A Castro (1970), realização de Herlander Peyroteo; Pedro Só (1972), realização de Alfredo Tropa; A Promessa (1973), realização de António de Macedo; A Maluquinha de Arroios (1977), realização de Victor Manuel; Os Filhos da Noite (1979), realização de João Roque; A Culpa (1980), realização de António Vitorino de Almeida; Longe (1988), realização de Cristina Hauser. E nas séries: Retalhos da Vida de Um Médico (1980, baseado na obra de Fernando Namora); Uma Cidade Como a Nossa (1981); A Barca do Inferno (1983); Fim de Século (1984); Palavras Cruzadas (1986); Duarte & C.a (1985); Lá Em Casa Tudo Bem (1987).

Fonte: “O Grande Livro do Espectáculo – Personalidades Artísticas do Século XX, (de Luciano Reis, 1º Volume, Editado por Fonte da Palavra, 2010, Pág. 265 e 266)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: