Belarmino Fragoso, “o Engraxador com luvas de boxe”, se fosse vivo, faria hoje 86 anos de idade.

 

Belarmino FragosoBELARMINO FRAGOSO Teixeira, Pugilista, natural do Bairro da Mouraria, em Lisboa, nasceu a 15-07-1931 e faleceu a 19-04-1982. Belarmino Fragoso podia ter sido um caso sério no mundo do boxe. Foi, anos a fio, campeão de Portugal. Foi, anos a fio, um “bon vivant”, um homem da noite que, muitas vezes, afogava a tristeza em álcool e mulheres. Ainda assim, a sua maior paixão foi o pugilismo, ao qual se referia sempre como “a nobre arte”.

Belarmino começou por ser engraxador de sapatos mas foi no boxe que o seu nome se tornou conhecido. Chegou a ser Campeão Nacional de pesos leves, combateu no estrangeiro e venceu alguns dos nomes mais sonantes da modalidade.

Enganado pelo seu manager, perdeu tudo e voltou às ruas. Até ao dia em que o realizador Fernando Lopes o conheceu à porta da cervejaria Ribadouro, perto do Parque Mayer, e decidiu fazer um filme sobre a sua vida. Belarmino não conta apenas a história de um homem vencido pelos sonhos.

Pugilista, iniciou a carreira aos 17 anos, tendo disputado 340 combates. Campeão nacional, abandonou a modalidade aos 42 anos.

Participou em 16 filmes, num dos quais, Belarmino, 1964, de Fernando Lopes, que lhe historiou a vida. Engraxador, porteiro, guarda-costas, etc, morreu servente de um estabelecimento prisional de Lisboa.

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 88).

Fonte: “Revista Sábado”, (Edição de 13-12-2014)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: