A Actriz Teresa Roby, que nos deixou cedo demais, se fosse viva, faria hoje 60 anos de idade.

 

Teresa RobyTERESA Luísa Domingos de Faria ROBY Amorim, Actriz, nasceu nas Caldas da Rainha, a 18-07-1957, e faleceu no Porto, a 19-02-2002.  Filha do jornalista José Justino de Faria Roby Amorim e de Maria Esmeralda Domingos Roby Amorim, e irmã do, também jornalista, Nuno Roby Amorim.

Teresa Roby percorreu, desde meados da década de 1970, os palcos portugueses integrada em companhias, que vão desde o Teatro Nacional Dona Maria II aos principais grupos independentes, como a Cornucópia, a Casa da Comédia, o Novo Grupo de Teatro ou o Seiva Trupe. Em 2001, quando a saúde ainda o permitia, integrou, no Porto, o elenco de «Primárias», uma peça levada à cena pelo Teatro Bruto.

Teresa Roby deixou também marcas no cinema, tendo mesmo recebido um prémio de interpretação no Festival Internacional de Cinema de Dunquerque.

Como Actriz de cinema, Teresa Roby, participou em diversos filmes como: Jogo de Mão (1884), A Idade Maior (1991, da realizadora Teresa Villaverde), onde ganhou p prémio de interpretação em Dunquerque, Cinco Dias Cinco Noites (1996), Corte de Cabelo (1996), Monsanto (2000), e António, Um Rapaz de Lisboa, filme de Jorge Silva Melo.

Em 2202, participou no filme A Falha, de João Mário Grilo, onde contracenava com Alexandra Lencastre, Rogério Samora e João Lagarto. Não chegou a assistir à estreia, foi faleceu de cancro a 19 de Fevereiro de 2002.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Amadora (Freguesia da Mina).

Fonte: “Infopédia – Dicionários Porto Editora”

Fonte: “Jornal Público”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: