“LISBOA E OS SEUS JARDINS”

Sabe onde fica o Jardim Elisa Sousa Pedroso? ou o Jardim Salazar?

 

Jardim Elisa Sousa PedrosoPequeno Jardim, fica na Rua da Imprensa à Estrela, Freguesia da Estrela muito próximo da residência oficial do Primeiro-Ministro, este Jardim que até 1976, era conhecido por Jardim Salazar ou Jardim da Rua da Imprensa à Estrela.

Através do Edital de 03-09-1976, passou a designar-se por Jardim Elisa Sousa Pedroso, em homenagem a esta Pianista e Musicóloga.

 

 

ELISA Baptista de SOUSA PEDROSO, Pianista e Musicóloga, nasceu em Vila Real, a 10-07-1881, e faleceu em Lisboa, a 18-04-1958. Era filha de António Baptista de Sousa, Visconde de Carnaxide, e de Josefa de Carvalho Baptista de Sousa. Desde jovem, dedicou-se à música, especialmente ao Piano. Consagrada Pianista e figura de grande relevo na música portuguesa. Foi discípula de grandes mestres, quer em Portugal (Rey Colaço, Viana da Mota), quer no estrangeiro (Pablo Casals). Cedo começou a carreira de concertista, percorrendo, triunfalmente, todas as grandes cidades da Europa, onde tornou conhecidas obras de compositores nacionais. Em 1934, fundou o Círculo de Cultura Musical, entidade que muito contribuiu para o estreitamento das relações culturais entre Portugal e o estrangeiro. Publicou: “Portugal e o Espírito, Cultura Artística de Hoje”, em 1936, “Música Espanhola Contemporânea”, em 1937, “Folhas Soltas”, além de vários artigos dispersos por revistas portuguesas e estrangeiras.

Condecorada com a Ordem de Santiago e Espada, Grã Cruz da Ordem de Instrução Pública, Colar do Instituto de Coimbra, Cruz de Afonso O Sábio, de Espanha, Colar da Real Academia de Belas-Artes de São Fernando de Madrid, Medalha de Sócia de Honra da Orquestra Sinfónica de Madrid, Medalha de Prata da Cidade de Lisboa e Medalha de Ouro (Música) de Itália.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lisboa (Freguesia da Lapa, Edital de 03-09-1976); Oeiras (Freguesia de Carnaxide); Seixal (Freguesia de Fernão Ferro); Vila Real.

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 410)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: