“Gravadores de Selos Postais Portugueses”

 

KARL

cavalo-dos-ctt-antigo

 Friedrich Wilhelm SEIZINGER, Gravador, natural de Hildburghausen (Alemanha), nasceu a 23-03-1889 e faleceu em 1978. Categorizado Artista Gravador e Aguafortista. Depois de ter frequentado o Liceu e a Academia das Artes, na sua pátria, iniciou, em 1905, a aprendizagem de gravura em talhe-doce, primeiro com C. Metzeroth, em Hildburghausen, e depois com o Porfessor Svabinsky.

Ainda muito novo, mas já consagrado por trabalhos anteriores, foi convidado, em 1921, pelo Banco Nacional da Finlândia,para abrdor das chapas das suas notas. Idêntica função desempenhou em 1924 no Banco Nacional da Checo-Eslováquia.

Depois de 1928, porém, dedicou-se exclusivamente à gravura de selos; primeior ao serviço do Ministério dos Correios da Checo-Eslováquia, e sucessivamente da Administração de Correios da Jugoslávia, em 1938, e da efémera Administração Postal de Agram (Croácia), em 1941. Pode dizer-se que, nos períodos indicados, quase todos os selos dos referidos países são dos seus buris.

Dentro da mesma especialidade trabalhou desde 1948 para  a Casa de Joh Enschedé em Zonen, de Haarlem (Holanda).

O Professor Karl Seizinger concorreu com trabalhos seus a inúmeras Exposições: Iposta, (1930, em Berlim); Wipa, (1933, em Viena de Áustria); Praga; Bratislava; Agram; Barcelona; Melbourne; Nova Yorque; Varsóvia; etc.

Em todos estes certames foram-lhe atribuídas elevadas distinções, das quais merece especial menção o «Grand Prix» recebido em Berlim, na Exposição Iposta; e Medalha de Ouro nas Exposições de Praga, de Bratislava e de Agram.

Por ocasião do XVI Congresso Internacional da História da Arte, reunido em Lisboa no ano de 1949, emitiu-se um selo comemorativo do acontecimento, que foi gravado e impresso nas oficinas de Joh Enschedé em Zonen, de Haarlem (Holanda). A gravura em talhe-doce foi executada pelo Professor Karl Seizinger, ao serviço da firma acima referida. A emissão tem dois valores: 1$00 (vermelho de bordeus) e 5$00 (bistre).

Fonte: “Velhos Papéis do Correio”, (de Godofredo Ferreira, Editado pelos CTT, Edição de 1949)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: