Ao dar um passeio por Sintra, nomeadamente quem passa por Gouveia, logo à entrada desta localidade, depara-se com uma “Placa” com a indicação de “Gouveia Aldeia em Verso” e, se reparar melhor, nesta localidade e noutras do Concelho de Sintra, como Fontanelas e Alvarinhos, em todas as “Placas Toponímicas”, existe uma quadra, o que muita gente não saberá é que esse trabalho foi obra de José Valentim Lourenço que, se fosse vivo, faria hoje 77 anos de idade. Aqui fica a nossa homenagem

 

Valentim LourençoJosé VALENTIM LOURENÇO, conhecido por “José Massano”, Poeta Popular, Actor e Encenador, natural de Gouveia, Freguesia de São João das Lampas (Sintra), nasceu a 28-09-1941 e faleceu em 2002. Apenas com a Quarta Classe da Instrução Primária, Zé Valentim, como era conhecido, encontrou na Poesia uma forma de diálogo, imprimindo os seus versos de simplicidade e de feição popular.

Valentim Lourenço, fundador do Grupo de Teatro. Dedicou a sua vida a obras que valorizaram o património de Gouveia e Fontanelas (Sintra), cuja história escreveu em verso, nas “Placas Toponímicas”.

As tradicionais cegadas, forma expressiva de fazer teatro de cariz popular, encontraram em Zé Valentim um fervoroso adepto e um autor apaixonado. Foi através desta comunicação que ele encontrou forma de intervir no teatro amador, ora como actor, ora como autor, escrevendo revistas populares, caracterizando as pessoas, os costumes, criticando, glosando, num estilo próprio, num tom mordaz e vivo, passando pelo dramático.

As suas revistas levadas à cena: “Novas Sementes”, “Simplesmente Saloias”, “Que se Passa Aamarada”, “Minha Aldeia, Minha Gente”, “Sangue na Guelra”, “Quentes e Boas” e, “Gaivotas em Terra”, são testemunho disso.

Valentim Lourenço é autor das quadras nas placas toponímicas de Gouveia e de Fontanelas, também o Teatro de Revista de Fontanelas e Gouveia nasce pela sua mão. Os fundos angariados com os espectáculos serviram para o restauro da Igreja de Fontanelas e para a construção da Capela de Gouveia.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Sintra (Freguesia de São João das Lampas – Largo José Valentim Lourenço, ex-Largo do Rossio)

Fonte: “Câmara Municipal de Sintra”

No comments yet

Deixe um comentário