“Quem Foi Quem na Toponímia do Município de Águeda”

MANUEL BAPTISTA DA CUNHA. Padre e Professor, nasceu em Paradela, Freguesia de Espinhel (Águeda), a 16-04-1843, e faleceu em Vila do Conde, a 13-05-1913. Filho de Manuel Francisco Baptista e de Anna da Conceição e Cunha. Frequentou o Liceu de Aveiro e depois o de Coimbra e, em 15 de Outubro de 1864 matriculou-se nas faculdades de Teologia e Direito. Em 15 de Junho de 1868 recebeu o grau de Bacharel em Teologia e, no ano seguinte, formou-se em Direito.

Durante algum tempo exerceu a Advocacia em Águeda, sendo em 20 de Julho de 1871 convidado pelo então Vigário Geral de Aveiro, Doutor Manuel Augusto de Sousa Pires de Lima, para Professor do Curso Teológico do Seminário de Aveiro e pouco depois proposto  para Vigário Gral substituto.

Em 19 de Agosto de 1879, foi transferido para Pinhel. Todavia não aceitou a transferência e continuou em Aveiro no professorado do Seminário até à extinção da Diocese pela bula de Leão XIII. Uma vez extinto o Bispado de Aveiro, Dom Manuel Baptista da Cunha foi convidado pelo Bispo-Conde D. Manuel Correia Bastos Pina para reger as cadeiras de História Eclesiástica e de Teologia Moral no Seminário de Coimbra, cargo que desempenhou até à sua ida para Lisboa.

Em 30 de Junho de 1888 foi nomeado Vigário Geral do Patriarcado tomando posse a 20 de Fevereiro de 1889. No dia 1 de Junjo do mesmo ano foi nomeado Arcebispo de Mitilene. A 3 de Fevereiro de 1899 foi apresentado e confirmado Arcebispo de Braga substituindo o Arcebispo D. António José de Freitas Honorato, entretanto falecido.

A 16 de Novembro de 1912 é convidado a abandonar o Paço. No dia 17 de Fevereiro de 1912, retirou-se para sua casa em Paradela. Mais tarde fixou residência em Vila do Conde, onde veio a falecer.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Águeda (Paradela, Freguesia de Espinhel – Rua D. Manuel Baptista da Cunha).

Fonte: “Dicionário Biográfico Parlamentar, 1834-1910”, (Vol I, de A-C), Coordenação de Maria Filomena Mónica, Colecção Parlamento, Pág. 953”.

No comments yet

Deixe um comentário