“Quem Foi Quem na Toponímia do Município de Proença-a-Nova”

SEBASTIÃO ALVES – Sebastião da Silva Alves. Empresário e Político, nasceu na Amoreira (Poença-a-Nova), a 25-04-1920, e faleceu em Lisboa, a 18-01-2012. Era filho de camponeses foi operário da construção civil até aos 21 anos de idade.

Paralelamente aos primeiros anos de estudo de medicina, fez propaganda Médica nos Laboratórios Médicos Atral, local onde se empregou após ter cumprido o serviço militar. No ano de 1948 foi chamado à direcção da Atral e, ao serviço da mesma instituição, percorreu a Europa, África, Ásia e Américas. Exerceu as funções de Presidente do Grémio Nacional dos Industriais das Especialidades Farmacêuticas, Administrador dos Laboratórios Cipam, dos Impressores Gris e da Celulose do Tejo. Foi também Presidente da Comissão do Conselho da União Nacional de Proença-a-Nova e gerente da Editorial Verbo.

Eleito Deputado em 1965, para a IX Legislatura, pelo círculo de Castelo Branco, foi Vogal da Comissão de Economia. Na Assembelia Nacional teve uma participação constante e variada. Em Dezembro de 1965 interveio na discussão, na generalidade, da proposta de lei de autorização das receitas e despesas para o ano seguinte. No ano de 1966, em Março, evocou a figura do grande Escritor e Economista José Acúrcio das Neves. No início de 1967 participou ma discussão aerca das Contas Gerais do estado e da Junta do Crédito Público de 1965 e, no final daquele ano, recordou a acção de cristianização e civilização levada a cabo pela Congregação do Espírito Santo, na província de Angola. O movimento de solidariedade do Governo e do povo português em favor das vítimas das inundações de Lisboa em 1967, levaram-no a elogiar os intervenientes, em Janeiro de 1969. Nesse ano, não só colaborou na discussão, na generalidade, da proposta de lei de autorização das receitas e despesas para o ano de 1969, como debateu as Contas Gerais do Estado e da Junta do Crédito Público de 1967. Ainda em 1968, a propósito do 5º Aniversário do do nascimento de Vasco da Gama, Sebastião Alves aproveitou para recordar a figura do grande navegador português.

Em 1973 foi eleito Deputado para a XI Legislatura interrompida pela Revolução do 25 de Abril de 1974. Vereador da Câmara Municipal de Lisboa e foi Consultor da UNIDO (Nações Unidas para a Indústria Farmacêutica).

É Doutor Honoris Causa pela Universidade da Beira Interior.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Proença-a-Nova (Rua Comendador Sebastião Alves)

Fonte: “Dicionário Biográfico Parlamentar, 1935-1974, (Volume I de A-L), Direcção de Manuel Braga da Cruz e António Costa Pinto, Colecção Parlamento, Pág. 146 e 147).

Fonte: “Quem É Quem”, (Portugueses Célebres, Círculo de Leitores, Edição de 2008, Pág. 38).

No comments yet

Deixe um comentário