“Isabel Maria Gago, foi a primeira Professora Portuguesa de Engenharia”

 

Isabel GagoISABEL Maria Meleças GAGO, Professora, natural de Lisboa, nasceu a 30-05-1914 e faleceu a 09-05-2012. Era filha de um jovem Capitão que morreu na campanha da Flandres na I Guerra Mundial (Portugal participou na I Grande Guerra). A mãe ficaria como o seu grande modelo. Mas o facto de ser filha de um Militar deu-lhe entrada no Instituto de Odivelas, então chamado Instituto Feminino de Educação e Trabalho. Tinha 8 anos de idade.

Foi aluna do Instituto de Odivelas. Em 1939, Isabel Gago foi a primeira mulher a acabar o Curso de Engenharia Química, no Instituto Superior Técnico (IST), onde entrou em 1933, e onde lecionou até 1984, quando se reformou, aos 70 anos, depois de ter sido a primeira mulher a assumir a docência, numa Escola Nacional de Engenharia.

Isabel Gago desafiou “as normas sociais da época” quando “ousou ingressar no universo exclusivamente masculino da engenharia portuguesa”.

Na formação nesta área, em Portugal, Isabel Gago foi precedida apenas por Maria Amélia Chaves, a primeira mulher licenciada em engenharia, no ramo de Engenharia Civil, também pelo IST, em 1937.

Professora Universitária portuguesa e Engenheira Química-industrial pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Foi Segunda-Assistente e Primeira-Assistente do Quadro Docente do Instituto Superior Técnico de Lisboa, onde regeu a cadeira de Electroquímica e Electrometalurgia (teoria e prática).

Anteriormente, regeu ali a cadeira de Química Geral. Tem trabalhos publicados, sobre a sua especialidade, em revistas técnicas.

Fonte: “Dicionário de Mulheres Célebres, de Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão Editores, Edição de 1981, Pág. 449”

Fonte: “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira”

No comments yet

Deixe um comentário