Helena Sanches Osório, a Jornalista que, para o bem e para o mal, influenciou o jornalismo em Portugal, se fosse viva, faria hoje 75 anos de idade.

 

 

Helena Sanches OsórioHELENA Maria da Câmara Chaves SANCHES OSÓRIO, Jornalista, nasceu na Freguesia de São Sebastião da Pedreira (Lisboa), a 06-08-1942, e faleceu em Santo António do Estoril, Freguesia do Estoril (Cascais), a 05-08-2003. Era filha de João Ricardo Vilardebó da Fonseca Chaves e de Maria da Assunção de Melo da Costa da Câmara. Foi casada com o Major Sanches Osório, que fez parte do Movimento das Forças Armadas.

Helena Sanches Osório estudou Pintura, Informática e Sociologia, entre Lisboa e Novas Iorque, nos Estados Unidos da América.

Helena Sanches Osório ganhou notoriedade como Subdirectora do semanário O Independente e, mais tarde, no diário A Capital.

Helena Sanches Osório, a Jornalista do “caso da vírgula” que levou uma notícia do semanário “O Independente” a ser matéria de inquérito por parte de uma Comissão da Assembleia da República. O seu trabalho marcou para o bem e para o mal.

Em 1980, passou adedicar-se ao Jornalismo, tendo ingressado no Diário de Notícias. Em 1989 aderiu ao projecto de um semanário, O Independente, que havia sido fundado no ano anterior, e do qual viria a ser Subdirectora a partir de 1992. Abandonou o jornal em Julho de 1995 e, em Janeiro de 1996, ingressou como Directora em A Capital, diário que dirigiu até Março de 1999.

Duas décadas de intensa actividade foram suficientes para que fique na história do jornalismo como uma “leoa” no combate por uma informação livre e sem submissão a nenhum poder. Entrou nas redacções, começando no Diário de Notícias, o seu trabalho marcou para o bem e para o mal, sobretudo o semanário “O Independente”, onde foi subdirectora desde, praticamente, a sua fundação até Julho de 1995, e depois o vespertino “A Capital” que dirigiu de Janeiro de 1996 a Março de 1999.

Publicou dois livros: Um Só Rosto, Uma Só Fé – Conversas com Adelinoa da Palma Carlos, (1988); , e Nana (1998).

Fonte: “Infopédia – Dicionários Porto Editora”

Fonte: “Sindicato dos Jornalistas”

No comments yet

Deixe um comentário