José Luís Champalimaud, o Médico que identificou o HIV2, se fosse vivo, faria hoje 78 anos de idade, está na Toponímia de Lisboa.

 

Avenidas Novas 0094JOSÉ LUÍS  Antunes Feio Terenas CHAMPALIMAUD, Médico e Investigador, nasceu em Huambo (Angola), a 15-09-1939, e faleceu em Lisboa, a 26-11-1996. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1967. Foi Chefe da Unidade de Doenças Infecto-Contagiosas do Hospital Egas Moniz até Outubro de 1994, estabelecimento hospitalar no qual foram tratados os primeiros doentes com Sida em Portugal.

Investigador e Professor de Medicina que detinha uma pós-graduação em Medicina Tropical e que tendo optado por seguir a carreira hospitalar e sendo forçado a fixar-se em Portugal a partir de 1976, sempre procurava regressar a África através de missões de estudo, docência e equipas de combate a epidemias.

José Luís Champalimaud desenvolveu intensa actividade de investigação nos vários locais onde exerceu as suas áreas de actuação a nível profissional.

Homem de ciência e investigador foi, juntamente com outros investigadores, um dos responsáveis pela descoberta do HIV2, retrovirus humano causador do Sindroma de Imunodeficiência Adquirida, na sequência dum trabalho de investigação desenvolvido desde 1983. Realizou, a nível internacional, diversos estudos de cooperação, nomeadamente com as unidades de Oncologia Viral do Instituto Pasteur de Paris, de Hematologia da Universidade de Cambridge e Serviço de Neuropatologia da Universidade de Viena de Áustria. Foi regente de Patologia e Clínica Tropical no Instituto de Higiene e Medicina Tropical e assistente de Doenças Infecciosas e Parasitárias na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. José Luís Champalimaud foi um dos fundadores da Associação Abraço.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lisboa (Freguesia de Avenidas Novas, Edital de 16-02-2005)

Fonte: “Câmara Municipal de Lisboa – Toponímia de Lisboa”

No comments yet

Deixe um comentário