Hoje vamos recordar Leopoldina Ferreira Paulo, a primeira Mulher a Doutorar-se na Universidade do Porto.

 

 

Alumni 01.inddMaria LEOPOLDINA Mendes FERREIRA PAULO, Professora, natural do Porto, nasceu a 12-01-1908 e faleceu em 1996. Leopoldina Ferreira Paulo foi a primeira mulher a Doutorar-se na Universidade do Porto, a 23 de Novembro de 1944, mais de 30 anos após a fundação da instituição.

Por ser o primeiro, o Doutoramento de Leopoldina Ferreira Paulo teve grande projecção na imprensa. Na sua edição de 23 de Novembro, o Comercio do Porto destacou o facto, escrevendo: “Pela primeira vez na história da Universidade do Porto uma senhora está a prestar provas de Doutoramento na Faculdade de Ciências”.

Leopoldina Ferreira Paulo voltaria a ser notícia em junho de 1945, por altura da imposição das insígnias doutorais em sessão solene pública. Nesse momento, contou com a companhia de Judite dos Santos Pereira que, a 25 janeiro desse mesmo ano, apresentou as provas de Doutoramento em Geologia, também na Faculdade de Ciências.

Concluiu o Curso de Ciências Histórico-Naturais, na Faculdade de Ciências do Porto, em 1933. Neste mesmo ano foi nomeada Professora provisória de Matemática do Liceu Nacional de Martins Sarmento e, em 1935, foi nomeada Assistente do 3ª Grupo (Zoologia e Antropologia) da Faculdade de Ciências do Porto, lugar em que foi sucessivamente reconduzida. Em 1936 realizou uma viagem de estudo à Bélgica e Alemanha, visitando ali Museus de História Natural e Jardins Zoológicos.

Durante a I Exposição Colonial Portuguesa e Exposição do Mundo Português, sob a direcção do Prof. Mendes Correia, coadjuvou investigações científicas de aspecto antropológico nos indígenas do Ultramar. Tomou parte no I Congresso Nacional de Antropologia Colonial (Porto, 1934) onde apresentou, de colaboração com a Drª Emília Duarte de Oliveira a tese: Cânones Antropométricos das Mulheres Indígenas das Colónias, (na V Reunião da Sociedade Anatómica, Coimbra, 1937); apresentou a comunicação: Contribuição para o Estudo da Mulher Portuguesa – Correlação entre a Estatura e a Largura Bicristal, (no I Congresso Pré-Histórico de Proto-História, Lisboa, 1940); com a tese: Restos Humanos Pré-Históricos do Monte de Pedrogal, (no I Congresso Nacional de Ciências da População, Porto, 1940); com a comunicação: Contribuição para o Estudo da Pigmentação dos Portugueses; e de colaboração com o Prof. Américo Pires de Lima: São Portugueses Dolicocéfalos?, (no I Congresso de Ciências Naturais, Lisboa, 1941); apresentou a comunicação, de colaboração com o Prof. Dr. J. Betencourt Ferreira: Dimorfismo Sexual do Malabar, (no IV Congresso Luso-Espanhol Para O Progresso das Ciências, 1942); apresentou a comuniação: Progratismo e Capacidade Craniana no Homem. Realizou mais os seguintes trabalhos: Cânone Antropométrico da Mulher, no Concelho do Porto e Evolução do Carpo e Tarso nos Vertebrados.

Fonte. “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira” (Volume 40, Pág. 285)

Fonte: “Dicionário de Mulheres Célebres, de Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão Editores, Edição de 1981, Pág. 1020 e 1021”

No comments yet

Deixe um comentário