Recordamos hoje Custódio Cabeça, Médico de referência internacional, e Desportista, no dia em que passa mais um aniversário sobre o seu nascimento

Custódio CabeçaCUSTÓDIO Maria de Almeida CABEÇA, Médico e Professor, nasceu em Vendas Novas, numa casa do Largo da Estalagem, actual Largo Serpa Pinto, a 04-08-1866, e faleceu em São João do Estoril (Cascais), a 06-09-1936. Era filho de Tiago Cabeça, Artífice de Construção Civil, e de sua mulher, Maria Rosa de Almeida Cabeça.

Passou a infância na (então) Aldeia de Vendas Novas, onde aprendeu as primeiras letras com o “Padre Dinis”, que se deslocava de Cabrela a Vendas Novas, algumas vezes por semana, para ensinar a ler e escrever os filhos dos que lhe podiam pagar.

Assim, em 1875, com 9 anos de idade, Custódio Cabeça deixou Vendas Novas para frequentar o Colégio de Reguengos. De Reguengos, continuou os estudos em Lisboa, nos Colégios Herculano e Mota, concluindo neste último, o Curso dos Liceus.

Matriculou-se na Escola Politécnica em 1882, com 16 anos de idade. Por essa altura é atingido por uma grave doença nos olhos, que o obriga a interromper os estudos durante dois anos. Após a cura, já não é o estudo que o atrai, mas o mar, que o fascina, quer ser Marinheiro. A influência da mãe, sempre desejosa de ver o filho com uma formatura superior, fá-lo voltar aos estudos.

Aos 21 anos de idade, em 1887, matricula-se na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, onde logo deu nas vistas, com trabalhos excelentes e notas elevadas.

Casou em 31 de Março de 1906, com Lídia Maria Cabeça, que vem a ser a siua mais preciosa colaboradora nos trabalhos e publicações científicas que empreende, acompanhando-o e dando-lhe apoio nas suas numerosas deslocações ao estrangeiro. Continuava o Professor Custódio Cabeça fascinado pelo mar, por isso o casal instalou-se no Estoril.

Desempenhado cargos importantes no meio Médico do País, sempre acompanhado de sua mulher, percorreu em viagens de estudo, ou para proferir conferências sempre brilhantes, ganhou rapidamente renome internacional, muitos países de todos os Continentes, esteve, por exemplo, várias vezes na Rússia, no Egipto, Estados Unidos da América, etc.

Além do estudo, Custódio Cabeça dedica-se ao exercício físico. No Ginásio pratica trapézio e paraleloas, saltos e provas de equilíbrio. Praticava também ciclismo e gostava de touradas.

Ainda durante o curso, em 1881, interno no Hospital de Dona Estefânia, faz a sua primeira intervenção cirúrgica. Forma-se brilhantemente em Medicina, em 1882, com 26 anos de idade, defendendo tese em 19 de Junho desse ano.

Doutorou-se em 1892 na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, onde passou a ensinar em 1898. Desde 1903, foi Cirurgião do banco do Hospital de São José. Lente proprietário da Secção Cirúrgica da Escola onde se formara a partir de 09-10-1903, passou a Director  da Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina de Lisboa a 14-06-1927.

Especialista em cancerologia, era um profundo conhecedor dos problemas da patologia e da clínica cirúrgica, mas a sua reputação adquiriu-a sobretudo como cirurgião.

Publicou, entre outras obras, »Tumores do Ovário«, (1892), »Tumores Malignos da Mama«, (1898), »Lições de Anatomia Patológica«, (1899), e »Lições de Clínica Cirúrgica«, (1932).  Foi o 30º Presidente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Odivelas; Vendas Novas.

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 110).

No comments yet

Deixe um comentário