“Quem Foi Quem na Toponímia do Município de Castelo de Paiva”

 

Câmara Municipal de Castelo de PaivaBRITES José ARROCHELA Vieira de Almeida Sodré Pinto de Miranda Montenegro, 2ª Condessa de Arrochela, Benemérita, nasceu na Freguesia da Sé (Porto), a 13-05-1880, e faleceu na Freguesia do Sobrado (Castelo de Paiva), a 22-08-1964. Era filha de Nicolau de Arrochela Vieira de Almeida Sodré Laborão de Morais e Castro Pimentel, 1º Conde de Arrochela, e de Virgínia Thatcher. Casou com Manuel Maria de Lancastre Ferrão de Castelo-Branco, de quem teve um filho: José Martinho de Arrochela Pinto de Lancastre Ferrão, 3º Conde de Arrochela.

Em 1918, o edifício foi adquirido pela Condessa de Arrochela, Brites de Miranda Montenegro, e em 1935, devido aos elevados montantes que a proprietária devia ao banco Montepio Geral, a casa foi hipotecada por esta entidade e posta à venda em hasta pública. Foi então adquirida pela Associação dos Engenheiros Civis Portugueses, que a partir de então ficou aí sediada.

No ano de 1936, o decreto-lei que criou a Ordem dos Engenheiros levou a que a associação suspendesse a sua actividade, arrendado o edifício à nova Ordem, que aí instalou a sede, aproveitando não só o espaço como todo o recheio da casa. Esta instalação seria definitiva com a extinção da Associação dos Engenheiros Civis em 1956, em consequência da qual todos os seus bens, incluindo a Casa Artur Prat, foram incorporados na Ordem dos Engenheiros.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Castelo de Paiva (Rua Dona Brites de Arrochela).

Fonte: “Direcção-Geral do Património Cultural”

No comments yet

Deixe um comentário