“Quem Foi Quem na Toponímia do Município do Crato”

 

Câmara Municipal de CratoCARLOS BELO DE MORAIS, Médico e Professor, nasceu no Crato, a 29-11-1868, e faleceu em Lisboa, a 01-06-1933. Em 1892 formou-se na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa com o trabalho »Questões de Higiene e Profilaxia da Tuberculose. Hospitalização de Tuberculosos«. Em 1899 concorreu ao ensino universitário com o estudo »Aparelho Tidoideu«. Regeu as cadeiras de Medicina Legal e Fisiologia Especial com Propedêutica Médica, de  Patologia Interna e Clínica Médica.

Foi director da Faculdade de Medicina de Lisboa e da Sociedade de Ciências Médicas. Exerceu profunda influência na medicina portuguesa do seu tempo, através de um ensino estimulante, nomeadamente nos sectores da semiologia médica e da sistematização da história clínica.

Pertenceu à Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, tendo sido o 31º Presidente da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Crato (Largo Doutor Belo Morais); Oeiras (Freguesia de Carnaxide – Rua doutor Carlos Belo de Morais); Sintra (Freguesia de Massamá – Praceta Professor Doutor Carlos Belo de Morais).

Fonte: “Médicos Nossos Conhecidos, de Ana Barradas e Manuela Soares, Editor: Mendifar, 2001, Pág. 57 e 58”

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 372).

No comments yet

Deixe um comentário