“Quem Foi Quem na Toponímia do Município de Pedrógão Grande”

MARIA EVA NUNES CORRÊA – Maria Eva Martins Lopes de Matos Nunes Corrêa, de seu nome cmpleto. Benemérita, nasceu na Freguesia de Silveiros (Barcelos), a 04-09-1918, e faleceu em Pedrógão Grande, a 13-10-2003. Era filha de Ana Martins Reis de Matos. Aos 5 anos de idade veio para Lisboa com sua mãe, onde estudou.

Conheceu o seu futuro marido ainda jovem. Foi 31 de Julho de 1939, quando foi salva de uma onda, por Manuel Nunes Correia, que ao estender-lhe a mão não só afastou o perigo, como lhe invadou o coração para sempre. Foi na Praia da Conceição, em Cascais. Dois dias depos iniciavam uma ida conjnta, marcada por muito amor entre si e pelos outros também.

Foram dezenas de instituições apoiadas pelos Comendadores, beneficiando Crianças Idosos. O seu reconhecimento público deu-se a 12 de Juho de 1984, dia em que lhe foram impostas as insígninas da Comenda da Ordem da Benemerência, pela Secretária de Estado da Segurança Social, Leonor Beleza, no Salão Nobre de Pedrógão Grande. As homenagens aos Comendadores foram muitas, sobretudo em Pedrógão Grande, onde se encontra instalada a Casa Museu Manuel Nunes Corrêa, antiga habitação do pai do Comendador, e onde se encontra parte do espólio do casal Manuel e Eva.

Os seus gestos foram por diversas vezes reconhecidos publicamente na comunicação social, e como forma de perpétuar as suas memórias foram atribuídas nomes a Avenidas e Arruamentos em Pedrógão Grande e na Freguesia de Silveiros.

A Comendadora deixou a sua marca em várias instituições daquela Freguesia, desde a Igreja aos Escuteiros.

Escolheu, no entanto, a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, para levar a cabo o Centro Social, que tem o seu nome. Assim, doou o seu apartamento, em Lisboa, de grande valor patrimonial, que permitiu financiar grande parte do Centro dedicado a Crianças e Idosos.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Barcelos (Freguesia de Silveiros – Rua Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa); Pedrógão Grande (Avenida Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa); Sintra (Freguesia de Colares – Rua Comendadores Nunes Corrêa).

Fonte: “Santa Casa da Misericórdia de Barcelos”

Fonte: “Jornal Correio do Minho”

No comments yet

Deixe um comentário