Maria Eugénia Silva Horta, uma Médica Anatomista, na Toponímia de Portimão.

 

Maria Eugénia Silva Horta, se fosse viva, faria hoje 93 anos de idade. O seu nome faz parte da Toponímia de Portimão, por proposta minha (42).

 

Portimão 0004MARIA EUGÉNIA Lopes do Rosário Nunes da SILVA HORTA, Médica, nasceu em Portimão , a 30-04-1923, e faleceu em Lisboa, a 16-07-1978. Aluna distinta, licenciou-se pela Faculade de Medicina de Lisboa em 1947. A nota obtida na cadeira de Anatomia Patológica (19 valores) evidencia desde cedo a sua paixão pelo ramo da ciência médica em que se especializaria, vindo a ser considerada a melhor patologista da tiróide, da Península Ibérica.

Iniciou a sua carreira nos Hospitais Civil de Lisboa (HCL), onde, em 1952, era já chefe de serviço de Anatomia Patológica. Passou, depois, a exercer no Hospital de Santa Maria.

Especializou-se em Anatomia Patológica da Tiróide e, nessa qualidade, participou em dezenas de congressos e reuniões em Sociedades Científicas. Publicou mais de 20 trabalhos, abrangendo, não só o estudo da tiróide, mas também o de outros orgãos, como, por exemplo: «um caso de mioma do útero com especial aspecto macroscópico», publicado na Gazeta Médica, Porto, 1952.

Produziu vários trabalhos em colaboração com outros especialistas, nomeadamente com seu marido, o Professor catedrático Jorge da Silva Horta. A convite de várias entidades estrangeiras, visitou os mais conceituados Institutos de Anatomia Patológica da Europa e ainda o Instituto de Patologia das Forças Armadas Americanas. De sensibilidade e humanismo extremas, a Doutora Maria Eugénia não conhecia horários nem feriados quando se tratava de doentes a quem o tempo de espera do diagnóstico poderia criar ansiedade e insegurança.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Portimão (*)

Fonte: “Quem Foi Quem?” (200 Algarvios do Século XX, de Glória Maria Marreiros, Edições Colibri, 1ª Edição, Dezembro de 2000,Pág. 259, 260, 261 e 262)

No comments yet

Deixe um comentário