Recordamos hoje, a Fadista Leopoldina Guia, no dia em que faria 73 anos de idade.

 

Leopoldina GuiaMaria LEOPOLDINA GUIA, Fadista, nasceu no Rio Frio (Alcochete), a 03-02-1946, e faleceu na Moita, a 19-04-2006. Aos 19 anos de idade cantou o fado-canção, tendo por principais referências as artistas Simone de Oliveira e Maria de Lurdes Resende. Gravou o seu primeiro disco aos 20 anos de idade. Leopoldina Guia foi uma das fadistas que integrou o primeiro DVD sibre fado editado em Portugal, intitulado “Fado em Alcochete”.

Durante toda a sua vida colaborou em iniciativas de beneficência dirigidas a Clubes de Futebol, Grupos de Forcados, Escolas, Misericórdias, Lares de 3ª Idade, entre outras instituições.

Em 1993, a Câmara Municipal de Alcochete atribuiu-lhe por unanimidade a Medalha de Mérito Cultural do Concelho no decorrer da homenagem que lhe foi prestada pelo Aposento do Barrete Verde de Alcochete. No ano 2000 foi também homenageada na vila da Moita – localidade onde residiu cerca de 30 anos – durante as Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem.

De entre a sua discografia, contam-se o CD dedicado ao matador de toiros Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal” e à poetisa de Vila Franca de Xira Maria Adelaide de Carvalho. As suas últimas gravações foram acompanhadas pela Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, de Alcochete.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Alcochete (Rua Maria Leopoldina Guia).

Fonte: “RTP Notícias”

No comments yet

Deixe um comentário