Eduardo Prado Coelho, Professor, Escritor e Político, que nas décadas de 70 e 80, era muito conhecido por EPC, no dia em que faria 73 anos de idade, deixamos aqui esta pequena homenagem.

 

Carnaxide 0070EDUARDO Almeida do PRADO COELHO, Professor, Escritor e Político, natural de Lisboa, nasceu a 29-03-1944 e faleceu a 25-08-2007. Era filho do Professor Jacinto Almeida do Prado Coelho e de Dália Reis de Almeida e neto de António Diogo do Prado Coelho. Doutorou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem exercido o ensino universitário e cultivado o jornalismo. Convivendo com os movimentos mais vivos do pensamento contemporâneo, cedo se fez sentir a sua intervenção na vida cultural portuguesa. Os seus textos denotam simultaneamente uma procura da verdade da literatura e uma reflexão política e cultural.

Esteve à frente da Direcção Geral da Acção Cultural da Embaixada de Portugal em Paris 8França) e foi Presidente do Instituto Camões em 1980-1990.

Foi militante do Partido Comunista Português (PCP) em 1974 e 1975 e mais tarde da União da Esquerda para a Democracia Socialista, embora tivesse apoiado o Partido Renovador Democrático (PRD) durante algum tempo.

Obras principais: A Palavra Sobre a Palavra, (1972); A Letra Litoral, (1978); Os Universos da Crítica – Paradigmas nos Estudos Literários, (1983); Mecânica dos Fluídos, (1984); Tudo o Que não Escrevi, (1992, em dois volumes); O Fio da Modernidade, (2004); Nacional e Transmissível, (2006).

O seu nome faz parte da Toponímia de: Albufeira; Oeiras (Freguesia de Carnaxide); Seixal (Freguesia da Amora).

Fonte: “Dicionário do 25 de Abril”; (Verde Fauna, Rubra Flor, de John Andrade, Editora Nova Arrancada, Sociedade Editora, S.A.. 1ª Edição, Setembro de 2002, Pág. 313 e 314).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 152 e 153).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: